10 dicas para cuidar bem da pele

Os cuidados com a pele, diferente do que muitos pensam, devem começar desde a infância, fazendo com que a pele se mantenha saudável para enfrentar o envelhecimento da melhor forma possível.


o envelhecimento da pele, apesar de inevitável, pode ser menos prejudicial se a pessoa tiver cuidados como uma boa alimentação, pouca exposição ao sol, poluição e alguns outros cuidados.

Quando falamos de cuidados com a pele, devemos sempre ressaltar alguns pontos muito importantes que ajudam a mantê-la saudável. Veja as nossas dicas!


Conheça a sua pele, antes de comprar cosméticos e dermocosméticos, é importante que o paciente conheça a sua pele. Comprar um produto errado pode trazer resultados contrários ao que se espera, agravando queixas.


Para entender qual seu tipo de pele e quais os tratamentos adequados para ela, faça uma consulta com profissional capacitado. 

  • Hidrate sua pele todos os dias

Independentemente se ela for mista ou oleosa. Para esses casos, existem produtos adequados com textura sérum ou mate; para a pele normal ou seca, dê preferência às texturas mais cremosas.

  • Use filtro solar diariamente

Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.

  • Tome banho em temperatura adequada à pele

Evitar banhos muito quentes e longos e evite o uso de buchas ou escovas de banho. Elas removem a barreira natural protetiva da pele. 

  • Cuidados com a alimentação

Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. O excesso de açúcar também “auxilia” a pele a envelhecer mais depressa.


Também é importante que o paciente beba água regularmente. A água é fundamental para regenerar os tecidos e dar manutenção a nossa pele. Cada tipo de corpo precisa de uma quantidade específica de água!

  • Combata a oxidação da pele

Radicais livres são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo etc. Acredita-se que os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, causando a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.

  • Evite o uso de álcool e cigarro

Fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas, além de dar à pele uma coloração amarelada. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.


Álcool: altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto que, se consumido moderadamente, tem ação antirradicais livres, pois é rico em flavonoides e em resveratrol, potentes antioxidantes;

  • Faça atividade física

Uma boa alimentação, aliada a atividade física, prolonga a saúde e firmeza da pele. Praticar exercícios físicos constantemente faz com que a nossa circulação de sangue seja estimulada. Isso faz com que os nutrientes e oxigênio cheguem nas células do nosso corpo.

  • Remova a maquiagem antes de dormir

Limpar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. O acúmulo dos resíduos de suor, da poluição, da maquiagem e de outras substâncias provoca a obstrução dos poros e o surgimento de rugas. Usar sempre um demaquilante e jamais dormir sem remover a maquiagem. Demaquilantes são mais eficazes que os sabonetes para retirar a maquiagem. O hábito de dormir maquiada obstrui os poros e impede a pele de respirar, o que provoca oleosidade e envelhecimento precoce

  • Evite produtos que você não conheça

Evite produtos desconhecidos e produtos caseiros que muitas vezes surtem o efeito contrário do que desejamos. Eles podem machucar a pele, torná-la oleosa e ocasionar o surgimento de acne. 

  • Tenha um bom sono e diminua seu estresse

Uma boa noite de sono faz com que todo seu corpo se recupere, suas células descansem e se renovem, e gerem melhorias inclusive na sua pele!


Estela Franzon

Post AnteriorConheça as vantagens do preenchimento facial
Próximo Post Laser no tratamento da queda capilar