Nautilus - Medicina Estética

(41) 3013-7213
(41) 9 9677-3377

Curitiba / PR

Ideal para cada um.

Dicas para sua saúde

Banho quente faz mal. Mito ou verdade?

Muita gente acredita que tomar banho quente demais deixa a pele ressecada e desidratada. Na realidade, o que realmente prejudica a pele não é a alta temperatura, mas sim a combinação de dois fatores: água quente com sabonete em barra, que normalmente possui ph muito diferente do da pele.

Portanto, mais importante do que escolher entre o banho frio ou quente, é saber que sabonete usar, principalmente no inverno. Os mais recomendados são os líquidos, de preferência indicados para bebês ou peles sensíveis, pois possuem agentes de limpeza mais próximos do índice de acidez natural da pele. Outra opção é utilizar óleos para banho um pouco antes do enxágue, o que proporcionará maciez à pele, além de facilitar a reposição do manto hipo-lipídico. Já quanto à temperatura, o ideal é manter a água sempre morna. Com essa fórmula simples (sem esquecer-se do hidratante após o banho) sua pele vai manter-se sempre saudável.
Pele hidratada é fundamental!

Você já ouviu falar mais de mil vezes sobre a importância de manter a pele sempre hidratada e mesmo assim não cumpre esse ritual religiosamente? Não perca mais tempo. Hidratar bem a pele é fundamental para mantê-la saudável, macia e jovem por mais tempo.

Isso porque a pele é um órgão que tem a função de manter a água dentro do nosso corpo. No inverno, principalmente, nosso organismo produz menos sebo. Somando-se isso aos banhos demorados e à ação do sabonete, a consequência é a destruição da camada de gordura ceramida. Ou seja: pele ressecada, com rachadura e até mesmo com coceira.

Para evitar isso, invista em produtos com óleo de abacate, amêndoa, girassol, gérmen de trigo e manteigas de karité, manga, cupuaçu e marula. Para quem tem pele normal à seca, o recomendado é hidratá-la uma vez ao dia após o banho. Já quem tem a pele muito ressecada, deve hidratá-la de duas a três vezes ao dia nas regiões mais prejudicadas.
Dicas para emagrecer no trabalho.

Chaga de reclamar da falta de tempo. Para emagrecer, além de cortar calorias, é preciso se exercitar. Se o tempo para isso é curto, aproveite sua rotina para manter-se em atividade. Aqui vão algumas dicas:

-   Pare o carro algumas quadras mais longe do seu local de trabalho e aproveite para caminhar um pouco todos os dias.
-   Evite pedir para a secretária pegar os documentos em outra sala e faça isso você mesmo.
-   Evite o elevador sempre que possível.
-   Quando for em algum lugar próximo ao trabalho, não utilize o carro.
-   Evite resolver problemas com pessoas do próprio escritório por telefone ou e-mail. Levante-se e vá até a mesa do colega.
-   De hora em hora, faça exercícios rápidos de alongamento. Alongue o braço, a região das costas, os ombros, o pescoço e até as pernas e os calcanhares.
-   Beba água sempre que possível e alimente-se de três em três horas. Barras de cereais e frutas dão energia, são pouco calóricas e super práticas.
-   No horário de almo?o, evite fazer pedidos por telefone e vá a pé até o restaurante. Prefira aqueles que servem refeições completas aos fast-food e lanchonetes.
-   Não exagere nos cafezinhos, cappuccinos e chocolates quentes que eventualmente sejam servidos.
-   Vai fazer pagamentos? Nada de internet. Vá caminhando até o banco mais próximo do seu escritório.
Chá vermelho, mais uma novidade vinda do Oriente.

Não faz muito tempo que o ocidente descobriu um velho segredo dos orientais: os benefícios do chá verde para a saúde e a beleza. Mas eis que agora surge outra novidade vinda do outro lado do mundo, o chá vermelho. Especialistas afirmam que, quando o assunto é emagrecer, não há erva mais poderosa.

O chá vermelho se diferencia do verde pelo tempo da colheita e envelhecimento, que pode chegar a 60 anos. A bebida, que acelera o metabolismo e queima calorias, é riquíssima em vitamina c, sais minerais e antioxidantes como flavonoides e polifenóis, que combatem o envelhecimento precoce.

Além disso, reduz o colesterol ruim (LDL) e fortalece as artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Segundo a milenar medicina chinesa, os antioxidantes presentes no chá ainda garantem o perfeito funcionamento do fígado. Vale a pena experimentar.
Beba mais água.

Se você ainda não está totalmente convencido sobre os benefícios de beber pelo menos oito copos de água por dia, leia os argumentos abaixo e mude de atitude já.

-   A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo), da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.
-   Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades do corpo, como cabelos e unhas. Ao manter a hidratação, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue, pois é ele também que transporta minerais como o ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.
-   Com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio, responsável pelo inchaço.
-   Grande parte das toxinas são expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos cerca de um litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido.
-   Quando a água é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia, ela ajuda a emagrecer. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.
Filtro solar sempre!

Com o fim do verão, muita gente deixa de usar protetor solar com a ilusão de que a pele não sofrerá com os efeitos nocivos dos raios solares. Porém, mesmo nos dias nublados e chuvosos há ação dos raios uva e uvb e, por isso, é recomendado proteger a pele com filtro de fps 20 (no mínimo).

A exposição solar inadequada pode ocasionar envelhecimento precoce, manchas, sardas e câncer de pele. Além disso, especialistas afirmam que a luz fria, comum em ambientes de trabalho, também pode manchar a pele.

Experimente usar hidratantes que possuam fator de proteção, assim você otimiza tempo e torna mais prático seu ritual diário de beleza.