Nautilus - Medicina Estética

(41) 3013-7213
(41) 9 9677-3377

Curitiba / PR

Nutrição Esportiva

A prática de atividades esportivas pode proporcionar benefícios à composição corporal, à saúde e à qualidade de vida, porém os desgastes nutricionais gerados pelo esforço físico podem conduzir o atleta ao limiar da saúde e da doença. A Nutrição Esportiva busca otimizar o desempenho físico e atenuar o impacto negativo do exercício na saúde.
Nos níveis mais altos de competição esportiva, a intervenção nutricional pode ser a diferença entre a primeira e a segunda colocação.


Nutricionistas Esportivos devem trabalhar com bastante proximidade de seus atletas, treinadores e técnicos, além de estarem familiarizados com o ambiente esportivo.

Não podemos deixar de considerar que os cuidados com a saúde, dieta e educação, somente podem ser alcançados quando existir a intervenção de uma equipe multidisciplinar, com a participação de médicos, treinadores, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas.

A Nutrição Esportiva não é uma função tradicional do profissional de Nutrição. Para que os Nutricionistas possam atuar nessa área, devem primeiro adquirir conhecimentos técnicos em Nutrição Humana e Clínica, além disso, este profissional precisa ter conhecimentos substanciais em ciências do exercício e as particularidades das diferentes modalidades esportivas..

Dr. Lucas Gossling

• Formado e nutrição pela Unicenp no ano de 2004.
• Pós graduado em nutrição esportiva, fisiologia do esporte e prescrição de exercício.

O que é feito na consulta nutricional?

Primeiramente realiza-se uma conversa com o paciente para que se saiba quais os objetivos que este quer atingir com relação ao peso, desempenho esportivo e condição física.
Utilizando um moderno dispositivo de Ultrassom, mede-se a composição corporal do paciente, isto é, quanto o paciente possui de músculo, gordura, água corporal e massa magra. (IMC e % gordura)
Após esta avaliação, é feita uma análise dos hábitos alimentares e da rotina diária de atividades do indivíduo (trabalho, esporte, família, etc).
Tendo todas estas informações, o paciente recebe por escrito a DIETA que deve seguir e as orientações com relação a pratica esportiva. Tais orientações são modificadas ao longo do tratamento.