Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina produzida pelo organismo quando a pele fica exposta à luz solar mas também está presente em alimentos de origem animal como iogurte e peixes.

Os benefício da vitamina D estão relacionados com a boa saúde dos ossos e dentes. Além disso outras funções da vitamina D são aumentar a força muscular, diminuir o risco de diabetes tipo 1, melhorar o equilíbrio e ajudar a emagrecer.

Pra que serve a vitamina D?

A vitamina D serve para aumentar a absorção de cálcio que ocorre no intestino, para favorecer a formação normal dos ossos e dentes.

Por isso, as doenças causadas pela falta de vitamina D são principalmente doenças ósseas como a osteoporose, osteomalacia ou raquitismo nas crianças, além disso, durante a gestação pode causar osteomalácia na mulher e raquitismo no bebê. Porém essas doenças podem ser curados através da administração de suplementação de vitamina D pela via oral.

A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela falta da ingestão de alimentos com vitamina D na dieta. Para verificar a quantidade de vitamina D no organismo se pode fazer um exame de sangue que se chama de vitamina D25 hidroxi.

Alimentos ricos em vitamina D?

Os alimentos ricos em vitamina D são principalmente alimentos de origem animal como:

• óleo de fígado de bacalhau;
  • alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos;
  • ovos.

??Além da vitamina D estar naturalmente presente nesses também existem alimentos enriquecidos com vitamina D como manteigas, margarinas ou iogurtes. Outra forma de ingerir vitamina D é através de suplementos alimentares de vitamina D que devem ser sempre tomados com o aconselhamento do médico ou nutricionista.

A vitamina D também pode ser produzida pelo organismo através da exposição solar, especialmente a forma de vitamina D3 ou colecalciferol.