Queda de Cabelo

Um estresse físico ou emocional repentino pode causar a queda de metade ou três quartos do cabelo (chamada de Eflúvio telógeno). Você perceberá a queda de tufos de cabelo quando lavar, pentear ou passar as mãos pelo cabelo. Isso pode ocorrer durante um período que vai de semanas a meses após o episódio de estresse. A queda de cabelo diminui depois de seis a oito meses.

As causas desse tipo de perda de cabelo são:

• Febre alta ou infecção grave
  • Parto
  • Cirurgia de grande porte, doença grave, perda de sangue repentina
  • Estresse emocional grave
  • Dietas radicais, principalmente as que não contêm proteína suficiente
  • Vários medicamentos, incluindo retinoides, contraceptivos orais, betabloqueadores, determinados antidepressivos, AINEs (inclusive iburpofeno) e bloqueadores de canal de cálcio

Algumas mulheres na faixa dos 30 aos 60 anos podem notar uma perda de volume no cabelo que afeta todo o couro cabeludo. A perda de cabelo pode ser mais intensa no começo e diminuir gradativamente ou parar. Não existe uma causa conhecida para esse tipo de perda de cabelo.

Outras possíveis causas da perda de cabelo, principalmente se ela apresentar um padrão incomum, incluem:

• Alopecia areata manchas sem pelos que se desenvolvem no couro cabeludo, na barba e, possivelmente, nas sobrancelhas. Os cílios também podem cair.
  • Anemia
  • Doenças autoimunes, como lúpus
  • Queimaduras
  • Determinadas doenças infecciosas, como a sífilis