Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico milenar baseado na MTC (Medicina Tradicional Chinesa), consiste na aplicação de agulhas filiformes nos acupontos (pontos específicos do corpo) para gerar um equilíbrio do indivíduo, tratando desde condições emocionais como condições físicas, além de ter ação preventiva.

A MTC tem por base a integração e interação entre o ser humano e a natureza, visando o equilíbrio geral das pessoas. O organismo é visto como um sistema energético e funcional e as doenças vistas como desequilíbrios energéticos, ou “quebra” na harmonia das funções orgânicas.

Os fenômenos que ocorrem nos órgãos são explicados por meio de síndromes (conjunto de fatores patológicos de origem interna ou externa ao organismo) que revelam como a base energética da existência e a expressão da matéria, a força vital (QÌ), está circulando no sistema de órgãos e vísceras da pessoa (ZÀNG FU).

O “fluxo de energia” no corpo é analisado com base nos cinco elementos existentes na natureza: fogo, terra, metal, água e madeira. Esses cinco elementos são vistos como responsáveis por uma série de relações e ciclos entre si, que explicariam os fenômenos vitais do corpo humano.

Assim, o estado de saúde, nesta concepção, corresponde a um estado de equilíbrio do corpo, da mente e da espiritualidade e a manifestação da plena interação destes.

Pesquisas recentes com o uso de ressonância magnética mostram que a inserção das agulhas de Acupuntura estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens até ao Sistema Nervoso Central, ativando áreas específicas cerebrais e liberando neurotransmissores e hormônios, tais como a serotonina e endorfina.

Estes hormônios desencadeiam diferentes efeitos no corpo, como, por exemplo, ação analgésica e anti-inflamatória, além de melhorar o fluxo sanguíneo, estimulando o sistema imunológico. A acupuntura, além da ação sobre os quadros álgicos, pode ser empregada para tratamentos de condições emocionais como irritabilidade, ansiedade, estresse, insônia entre outros.

A elaboração de um diagnóstico é feito através de um questionário e uma avaliação física especifica, imprescindível para se desenvolver um protocolo de tratamento para cada indivíduo, evitando assim o simples mascaramento de sinais e sintomas, além das consequências negativas que isso possa acarretar.

Em todos os casos, o paciente deve manter seu acupunturista informado sobre os medicamentos de que faz uso, se está ou suspeita estar grávida, se usa marca-passo ou implantes cosméticos.

Acupuntura Auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, é outro tratamento da MTC. Esta técnica é aplicada no pavilhão auricular e, quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos.

Esses pontos são baseados em mapas de microssistema onde existem todos os pontos que refletem os órgãos, vísceras e as regiões do corpo.

Desde que realizada por profissional devidamente habilitado, a acupuntura se destaca por ser um procedimento seguro, rápido e eficaz, praticamente indolor e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas estão em geral associadas à má formação de quem a pratica.

É importante ter em mente que embora a acupuntura esteja livre das dependências e dos efeitos colaterais associados ao uso dos medicamentos, constitui um procedimento que exige conhecimentos de anatomia topográfica e fisiologia.

Por Camila Wozniak

Post AnteriorReestabelecer o corpo após a gestação inicia previamente aos nove meses
Próximo Post Nosso corpo reflete nossas emoções e pensamentos