Benefícios da acupuntura para a sua saúde

A acupuntura conquista milhares de adeptos por ser um tratamento altamente eficaz para dores físicas e emocionais. Esse método terapêutico milenar age localmente e difusamente com a liberação de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina, endorfina, auxiliando no alívio e tratamento dos sintomas, a fim de restaurar e manter a saúde.

A forma mais tradicional de aplicar o tratamento é por meio de micro agulhas, que penetram superficialmente a pele. Elas podem receber uma leve corrente elétrica ou serem manipuladas manualmente.

Confira agora os principais benefícios da acupuntura para a sua saúde.

Emagrecimento

A acupuntura está longe de ser um tratamento voltado apenas a dores nas costas. O método é capaz de restabelecer o equilíbrio por meio da estimulação de pontos relacionados ao baço e ao fígado, responsáveis pelo metabolismo. Também podem ser estimulados o pâncreas, que faz a liberação da glicose, e a tireóide, que controla uma importante cadeia de hormônios.

Isso porque a medicina chinesa afirma que o acúmulo de peso é resultado de um desequilíbrio nos órgãos e glândulas responsáveis pela fome e a saciedade, pelos níveis hormonais e pela liberação de glicose na corrente sanguínea.

Controle de ansiedade

As doenças mentais são uma verdadeira epidemia nos tempos modernos, e a acupuntura pode ajudar no tratamento. As agulhas vão atuar nos hormônios relacionados ao bem-estar, ajudando na produção e a liberação de serotonina e endorfina, que são responsáveis pela felicidade e pelo relaxamento.

A acupuntura ainda consegue atuar na estimulação de pontos ligados à produção dos hormônios do estresse, como o cortisol, diminuindo a sua ação no nosso organismo.

Diminui os sintomas da TPM

Os sintomas da tensão pré-menstrual podem afetar significativamente o dia de uma mulher. Quem possui frequentemente dores de cabeça, cólicas, inchaço e alterações de humor pode optar pela acupuntura para aliviar esses sintomas.

O tratamento consiste no restabelecimento do equilíbrio dos sistemas nervoso e endócrino. Inicialmente, as sessões podem ser realizadas diariamente, mas depois do reequilíbrio, a frequência torna a ser mensal.

Alívio de sintomas de alergia

De acordo com a medicina chinesa, as alergias são causadas porque a reação das células de defesa fazem com que o fluxo de energia do corpo fique acumulado, provocando sintomas causados pela rinite, como espirros e coceira. A aplicação das agulhas vai liberar a energia acumulada, aumentando o fluxo da corrente sanguínea.

Rejuvenescimento da pele

Além da função terapêutica, a acupuntura também pode ser utilizada para fins estéticos. A aplicação das agulhas no rosto e pescoço ajuda a estimular a produção de colágeno e ajudar na recuperação e sustentação dos músculos. Como resultado, há uma melhora no aspecto da pele, suavizando estrias e celulite, assim como reduzindo a gordura corporal.

Você sabia que a Clínica Nautilus também oferece o tratamento de acupuntura? Aqui, a técnica é aplicada por profissionais especializados, sempre pensando no seu bem-estar e saúde.

Agende já uma avaliação e descubra quais os tratamentos mais indicados para o seu caso. Aqui, o nosso compromisso vai além da estética, englobando a sua saúde e bem-estar. Esperamos pela sua visita!

Post AnteriorIndicações para a carboxiterapia
Próximo Post O botox é para todo mundo? Conheça as indicações