O Envelhecimento Na Contemporaneidade

TEXTO DR. SACHA GULIN CRIVELLARO

Médico esteta  -  Clínica Nautilus

Artigo - Saúde  Revista Graciosa Country Club 


A definição de saúde vem se ampliando, incorporando diversas dimensões da vida humana e adaptando-se ao contexto de cada sociedade. A Organização Mundial de Saúde acredita que proporcionar saúde significa, além de evitar doenças e prolongar a vida, assegurar meios que promovam completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo.

Diante dessa nova perspectiva de saúde, todos os avanços voltados à prevenção do envelhecimento estão contribuindo para o nível de qualidade de vida e da autoestima e uma maior relação e entendimento de que o bem-estar físico depende do bem-estar mental, e que é possível um envelhecimento físico tardio, saudável e estético.

A MULHER E O ENVELHECIMENTO

A mulher contemporânea assumiu papéis antes desempenhados pelos homens, o que trouxe mudanças não apenas para sua rotina, mas também para seus projetos de vida e suas consequentes escolhas. Em função de todas as demandas relacionadas à realização profissional, projetos como casar e ter filhos foram adiados. Por consequência disso, os cuidados com a aparência e a procrastinação do processo de envelhecimento passaram a fazer parte da rotina do universo feminino, antes mesmo dos 35/40 anos.

Já, as mulheres de 50 anos ou mais, que antes assumiam naturalmente seus cabelos brancos, hoje são independentes financeiramente e emocionalmente e se dedicam à satisfação pessoal que, entre outras coisas, inclui os cuidados com a saúde e estética. Por meio dos inúmeros tratamentos antienvelhecimento, elas não só conseguem adiar a busca pela cirurgia plástica, como também asseguram que beleza não é mais privilégio das mais jovens. 

O HOMEM E O ENVELHECIMENTO

Os homens também mudaram suas concepções de envelhecimento. Atualmente, eles estão cada vez mais preocupados com a aparência. A prova disso é o fortalecimento da indústria voltada para os cuidados com o bem-estar  do corpo masculino. O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de cosméticos para esse tipo de público,  desbancando países como a Alemanha e a Inglaterra. A procura por tratamentos para retardar o envelhecimento também aumentou em 50%, mostrando que o universo masculino deseja redefinir o tempo e burlar as mudanças provocadas no corpo pela idade biológica.

TRATAMENTOS ANTIENVELHECIMENTO

A Medicina Antienvelhecimento não é capaz de parar o tempo, mas pode atrasar o relógio biológico, reduzindo de forma significativa a velocidade com que envelhecemos. Aos 25 anos, já é possível submeter-se aos tratamentos que previnem os primeiros sinais do tempo. Nessa idade, a pele sofre uma diminuição da oleosidade natural, que predispõe o ressecamento. Aparecem também as primeiras manchas acastanhados do sol, e ao sorrir, surgem linhas ao redor dos olhos. São marcas bastante discretas, mas já mostram que é preciso iniciar os cuidados de prevenção.

Hábitos como a limpeza de pele, em qualquer idade, é fundamental para deixar a pele saudável e livre de bactérias. O uso do filtro solar, com aplicações diárias, é fundamental tanto para a prevenção do câncer de pele, quanto para mantê-la bela. Deve-se evitar comidas gordurosas, abusar do álcool e fumar, uma vez que são grandes vilões da pele bonita e jovem. Hidratá-la, bebendo dois litros de água por dia e usando um bom creme hidrante também ajudam muito na reversão dos primeiros sinais do envelhecimento.

Procedimentos como peeling, laser e aplicação de toxina botulínica são recomendados. O primeiro remove as manchas solares, combate as cicatrizes da acne e diminui os poros dilatados. O laser é mais rápido e eficaz, ele estimula o colágeno, prevenindo e minimizando a flacidez da pele. Já o último, age sobre a musculatura e bloqueia quimicamente a chamada “placa motora do músculo”, impedindo a sua contração, ou seja, impossibilitando a transmissão do impulso elétrico pelo nervo. Essa neutralização da ação da musculatura sob a pele determina não só a prevenção como também o apagamento de rugas dinâmicas.

A partir dos 30 anos, as manchas e as rugas finas são mais visíveis, e é preciso intensificar os cuidados e tratamentos de prevenção. Além dos hábitos de beleza e tratamentos citados anteriormente, o ácido hialurônico também entra em ação. Presente naturalmente no nosso corpo, 56% na pele, ele atua preenchendo o espaço entre as células, o que mantém a epiderme lisa, elástica e bem hidratada. No entanto, com o tempo, sua concentração diminui, o que causa o aparecimento de rugas e também o seu  ressecamento.

Aplicações dessa substância melhoram muito o viço da pele, suavizando rugas e outras marcas da idade. Pode ser usado no contorno da face, lábios, sulcos naso-labiais, olheiras, e para repor o volume do rosto, mãos e algumas regiões corporais.

Aos 40 anos, uma flacidez nada discreta passa a comprometer a jovialidade de antes, fazendo-se necessário o uso de cosméticos com propriedades anti-idade, que a partir de agora são obrigatórios. As rugas começam a aparecer na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos. Manchas claras e escuras ficam bastante evidentes, assim como a falta do contorno facial. Laser, aplicação da toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico e estimuladores de colágeno passam a ser mais frequentes para frear a força da ação do tempo.

A partir 50 anos, é preciso ser determinado na luta contra o envelhecimento, pois aquelas pessoas que até o momento não fizeram uso de nenhum tipo de prevenção, sem dúvida sofrerão com as marcas do tempo e estamparão em seus rostos as verdadeiras idades.

Já, para aquelas que se cuidaram, ano após ano, o envelhecimento vem acompanhado de satisfação pela dedicação depreendida nesta trajetória, nada fácil, de conservar a jovialidade. Por isso, vemos pessoas de 50 anos e mais que parecem muito jovens, e outras da mesma idade, que parecem mais velhas.

Nesta faixa etária, além da toxina botulínica, preenchimento e o laser, os fios absorvíveis de ácido polilático (Sutura Silhouette) e o Sculptra têm efeito lifting e rejuvenescem o rosto de maneira surpreendente. Indicados principalmente para regiões de testa, osso malar (bochechas), contorno facial e corporal e pescoço. Os resultados aparecem entre 60 e 90 dias, pois o produto que compõe os fios estimula a produção do colágena e da elastina. É mais uma opção para adiar a intervenção cirúrgica.

Enfim, são diversos os tratamentos antienvelhecimento indicados para combater a ação do tempo. Eles são de fácil acesso, basta mantê-los como hábitos essenciais da sua rotina de cuidados com a saúde da pele e do corpo. O importante é não desistir e manter firme o propósito de retardar ao máximo o processo de envelhecimento.

Próximo Post Saúde E Estética Íntima Para Mulheres