Telefone: (41) 3013-7213 | (41) 99930-0284

Clínica Nautilus

20 agosto 2021

Nenhum comentário

O que é drenagem linfática e quando é recomendada?

Quem deseja investir em cuidados com o corpo, pode encontrar no mercado uma grande variedade de procedimentos estéticos. A drenagem linfática, por exemplo, é um dos tratamentos mais buscados quando o assunto é combater o inchaço e reduzir a retenção de líquidos.

Mas a drenagem linfática vai muito além disso!

Este procedimento possui uma série de benefícios para o organismo e pode ser realizado em diferentes ocasiões, apresentando resultados imediatos.

Acompanhe o artigo para entender o que é drenagem linfática e saber quando ela é indicada.

 

Conheça a drenagem linfática

 

A drenagem linfática é uma técnica específica de massagem manual que busca estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de líquidos no corpo que causam inchaço, através de movimentos suaves, lentos e repetitivos.

O sistema linfático nada mais é do que uma rede de vasos que leva até a corrente sanguínea o excesso de fluídos (linfa) dos tecidos e dos órgãos.

Como o processo de chegada dos fluidos aos tecidos é mais intenso do que a saída, ocorre o excesso de líquido entre as células. Este excesso de linfa, que não retorna aos vasos sanguíneos, é drenado para os capilares linfáticos.

Através de movimentos similares ao bombeamento fisiológico que ocorre no organismo, a drenagem linfática estimula o sistema linfático, aumentando o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e reduzindo o excesso acumulado entre as células.

É importante ressaltar que a drenagem linfática não se assemelha aos métodos tradicionais de massagem. Por isso, ela deve ser realizada apenas por profissionais capacitados, conforme avaliação prévia e determinação do número de sessões necessárias.

Esta técnica pode ser aplicada no corpo e na face e utiliza a pressão manual suave para promover a eliminação de líquidos e toxinas, aumentar a oxigenação e nutrição dos tecidos, melhorar a circulação sanguínea, entre outros benefícios que promovem o relaxamento e o bem-estar.

 

Mas quando fazer drenagem linfática?

 

O procedimento de drenagem linfática pode ser utilizado para auxiliar em tratamentos médicos estéticos, como para celulite e gordura localizada, ou durante o acompanhamento de procedimentos pós-operatórios, visando otimizar a capacidade linfática e a circulação e reduzir edemas e até possíveis dores existentes.

Mas não é só isso!

A drenagem linfática também é indicada para auxiliar em outras situações, como:

  • circulação de retorno comprometida;
  • edema durante o período gestacional e tensão pré-menstrual;
  • tratamento de pré e pós-cirurgia plástica;
  • tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas;
  • relaxamento de tensão;
  • sensação de peso nas pernas;
  • durante a gestação;

Entre outros casos…

Quer saber mais sobre esta técnica? Confira 5 benefícios da drenagem linfática aqui!

 

A Clínica Nautilus

 

Como mencionamos, a drenagem linfática não se trata de uma massagem tradicional, por isso, ela deve ser realizada por um profissional especializado e devidamente habilitado.

Uma vez que, se aplicada de maneira incorreta, a técnica pode lesar os capilares linfáticos e causar prejuízos ao paciente.

Por isso, na hora de investir em um procedimento de drenagem linfática, é preciso contar com o auxílio de uma clínica estética habilitada e com a estrutura necessária para realizar tratamentos médicos estéticos.

A Clínica Nautilus é especializada em tratamentos médicos, estéticos e terapêuticos, e possui uma estrutura completa dedicada à saúde e ao bem-estar dos pacientes.

Todos os procedimentos são realizados por uma equipe de profissionais capacitados.

Na Clínica Nautilus, você encontra diversos tratamentos faciais, corporais e o SPA Nautilus, que unem o melhor da tecnologia, saúde e estética. Além disso, contamos com equipe especializada, estudos constantes e técnicas seguras associadas a tecnologias de última geração.

Entre em contato conosco, conheça nosso tratamento de drenagem linfática e agende uma avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *