Telefone: (41) 3013-7213 | (41) 99930-0284

Clínica Nautilus

03 setembro 2021

Nenhum comentário

Quais os benefícios da ventosaterapia?

Você já ouviu falar em ventosaterapia? Utilizada no Ocidente Antigo por povos indígenas, chineses e europeus — que implementaram o uso de copos de vidro —, esta técnica continua presente nos dias de hoje, trazendo diversos benefícios para a saúde dos pacientes.

A ventosaterapia é um tratamento natural que cria vácuos de sucção na pele através do uso de ventosas eletrônicas ou de copos de vidro, acrílico ou silicone.

Quando aplicadas no corpo, as ventosas agem na circulação sanguínea, promovendo o relaxamento corporal, o alívio de dores, entre outras vantagens.

Quer entender como a ventosaterapia funciona e conferir outras informações importantes sobre o assunto? Continue acompanhando o artigo.

 

Como funciona a ventosaterapia?

 

Ao aplicar as ventosas diretamente sobre o corpo, é formado um vácuo que faz a sucção da pele, aumentando o diâmetro dos vasos sanguíneos e estimulando a circulação no exato local de aplicação.

Com isso, a oxigenação dos tecidos é otimizada, facilitando a liberação das toxinas presentes no sangue e nos músculos e favorecendo a nutrição das fibras musculares.

As ventosas são aplicadas em pontos específicos do corpo, de forma fixa ou deslizante — com o auxílio de cremes ou óleos.

Dentre os seus diversos benefícios, esta técnica promove o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores articulares do paciente.

Cada sessão de ventosaterapia dura entre cinco e 15 minutos, podendo ser realizada de forma isolada para combater a dor nas costas ou em tratamentos mais longos.

Para determinar o tipo de tratamento necessário e o número de sessões, é preciso fazer uma avaliação prévia com um especialista.

 

Por que investir no tratamento com ventosaterapia?

 

A ventosaterapia é uma técnica de origem antiga, que foi adaptada por diferentes culturas ao longo da história.

Com os avanços na área de tratamentos fisioterapêuticos, a ventosaterapia foi modernizada e continua sendo muito utilizada, pois promove diversos benefícios para a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Confira as principais vantagens desta técnica:

  • Eliminação de dores nas costas devido tensão muscular ou contraturas;
  • Desintoxicação do organismo;
  • Alívio de dores musculares, abdominais e nas articulações;
  • Redução do inchaço nos braços, pernas e pés;
  • Alívio da dor de cabeça;
  • Relaxamento do corpo e da mente;
  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Alívio de problemas digestivos;
  • Controle da pressão arterial;
  • Complemento para o tratamento de celulites.

E muito mais!

 

Indicações e contraindicações da ventosaterapia

 

O tratamento com ventosaterapia é indicado para quem deseja solucionar as questões que apresentamos acima, como dor nas costas, inchaços nos membros, redução da dor de cabeça, etc.

Mas embora a ventosaterapia seja um tratamento seguro, ela possui algumas contraindicações. Portanto, a técnica não deve ser aplicada em pessoas que possuem varizes, trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos, febre, feridas na pele ou fratura no local a ser tratado. Além disso, a ventosaterapia deve ser evitada durante a gravidez.

Apesar de não representarem contraindicações absolutas, determinadas situações exigem maior cautela no uso do tratamento com ventosas. Dessa forma, vale tomar cuidados especiais em pessoas com pressão alta descontrolada, logo após a prática de exercícios e na aplicação em áreas que não possuam uma boa camada muscular, com mais extremidades ósseas proeminentes.

 

O pós-tratamento

 

Após a sessão de ventosaterapia, é normal observar algumas marcas roxas no local da aplicação. Elas devem sair naturalmente após uma semana.

Durante cada sessão semanal, o profissional aplica as ventosas até as marcas irem clareando. E se for utilizada uma grande quantidade de vácuo durante o tratamento, o local poderá ficar dolorido por até cinco dias.

Já em mulheres menstruadas, o pós-tratamento poderá intensificar a menstruação, além de causar marcas arroxeadas e escurecer a urina.

 

Onde realizar a ventosaterapia?

 

Tanto a avaliação inicial quanto o tratamento com ventosas devem ser realizados por um profissional qualificado na área.

A Clínica Nautilus conta com uma equipe de profissionais especializada em tratamentos médicos estéticos e terapêuticos, e reúne o melhor da tecnologia, saúde e estética para promover resultados que proporcionam o bem-estar físico e mental dos pacientes.

Nosso modelo de atendimento exclusivo é focado nas expectativas de cada paciente. Por isso, após os procedimentos, nossa equipe realiza um acompanhamento personalizado para observar os resultados.

O tratamento fisioterapêutico de ventosaterapia da Clínica Nautilus é realizado por uma profissional capacitada, em um ambiente totalmente estruturado e com base em estudos constantes e técnicas seguras associadas à tecnologia de ponta.

Entre em contato com a nossa equipe e agende já uma avaliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *