Benefícios da massagem para a saúde

Clínica Nautilus

22 NOV 2022

News

Benefícios da massagem para a saúde

O significado da palavra estresse foi bastante popularizado nos últimos anos. Seja por conta da rotina agitada, pressão no trabalho, ou questões pessoais, mais do que saber o significado da palavra, nós acabamos vivenciando o estresse constantemente, em muitos âmbitos da vida. E diante desse sintoma tão comum, há possibilidades que podem melhorar o quadro. É importante, contudo, consultar um profissional especialista para indicar o tratamento adequado para cada caso em particular. Uma das possibilidades que existem atualmente são as massagens, que já fazem parte da rotina de autocuidado de muitas pessoas. A sensação de receber uma massagem é inconfundível. Mas além do relaxamento que é experienciado, as massagens oferecem diversos benefícios para a saúde. Os resultados observados com as massagens são alívio de estresse e ansiedade, melhor circulação do sangue e diminuição de dores musculares e crônicas. Neste artigo vamos explicar sobre os benefícios da massagem para a saúde, continue a leitura! 

Qual é a origem da massagem

 A história da massagem remonta a períodos pré-históricos e segundo indícios a prática começou em países da Ásia e Europa. Antigas civilizações de egípcios, hindus, chineses, japoneses, gregos e romanos, há cerca de 300 a.C., praticavam massagem na rotina para o bem-estar. Apesar disso, foram os chineses que se aprofundaram nos benefícios para a saúde que a massagem proporciona. O “Livro do Imperador Amarelo”, do ano de 2800 a.C, aborda, dentre alguns assuntos, os benefícios da massagem. De lá para cá, com o passar dos anos, a prática da massagem passou a incorporar aspectos culturais das regiões, originando dessa forma as inúmeras opções que temos conhecimento. A facilidade do acesso ao conhecimento que a internet trouxe também contribui para que vários tipos de massagem fossem praticadas ao redor do mundo. Atualmente não é necessário estar em países orientais para receber massagens daquelas regiões, por exemplo. 

Benefícios da massagem para o corpo

 A sensação de relaxamento é apenas um dos benefícios oferecidos pela rotina com massagem. Abaixo listamos as principais vantagens:
  • Estimula a circulação sanguínea
Os movimentos proporcionados pela massagem estimulam a melhor circulação do sangue.Isso acontece pois a pressão feita com as fricções dos movimentos gera calor, aumentando assim a energia dos músculos.Esse estímulo também faz com que sejam eliminados alguns resíduos da corrente sanguínea, resultando na diminuição do ritmo cardíaco.Essa diminuição é extremamente importante para condicionar uma pressão arterial controlada.
  • Melhora a qualidade do sono
O estresse, que mencionamos no início do texto, também afeta a qualidade do sono e noites bem dormidas promovem bem-estar.É comum que muitas pessoas até durmam durante as sessões de massagem, tamanho é o relaxamento vivenciado.Essa sensação perdura durante dias, facilitando dessa forma as noites de sono e mudando a sensação de cansaço frequente. 
  • Diminui alguns tipos de dores
A falta de cadeiras ergonômicas e exercícios físicos regulares somado a horas na mesma posição podem causar dores.É claro que as regiões onde existem dores e a sua intensidade são fatores que precisam ser avaliados por profissionais especializados.Mas para resolver alguns incômodos pontuais a massagem é indicada.A melhora da circulação sanguínea aumenta a oxigenação dos locais que estão doloridos, fazendo com que essas inflamações reduzam.As partes do corpo que ficam constantemente tensionadas também apresentam dores que podem ser aliviadas com massagem. 
  • Faz bem para o sistema nervoso
Como já mencionamos, a tensão presente no corpo causa muito desconforto e em alguns casos pode até se tornar uma condição agravada de saúde.A tensão pode ser dissipada com a massagem, por meio dos meus movimentos e fricções específicos para isso.Sessões de massagem, dessa forma, contribuem positivamente para o sistema nervoso.
  • Auxilia na qualidade de vida
O alívio da tensão, as dores atenuadas e a melhora do sono são pontos extremamente importantes para a qualidade de vida.O toque da massagem, ao diminuir o estresse, faz com que o paciente se sinta menos agitado e isso se reflete na rotina como um todo.Nas sessões de massagem, o corpo produz serotonina e endorfina, propiciando uma melhora na qualidade de vida e uma intensa sensação de bem-estar. 

Conheça o SPA Corporal da Clínica Nautilus

 Todos estes e diversos outros benefícios da massagem só podem ser alcançados quando as sessões são realizadas por profissionais especializados. O conforto do ambiente e a iluminação do local onde são feitas as sessões também influenciam na experiência. Em seus 16 anos de história, a Clínica Nautilus se empenhou em reunir a melhor equipe de profissionais que promovem, de fato, os benefícios da massagem nas sessões. São oferecidas as seguintes modalidades:   Cada massagem pode ser feita para objetivos diferentes. Não deixe de conversar com nossa equipe para saber qual é a mais indicada para você.Entre em contato com a nossa equipe!  

Tags: benefícios da massagem