Quais as diferenças e cuidados nos tratamentos estéticos para a pele negra?

Clínica Nautilus

19 JUL 2022

News

Quais as diferenças e cuidados nos tratamentos estéticos para a pele negra?

Por muito tempo, quando se pensava em tratamentos estéticos para a pele negra, tínhamos que lidar com muitas restrições devido às características próprias da derme, como a maior presença de melanina. Hoje, os avanços tecnológicos dos procedimentos já propiciam resultados eficientes e seguros para tratar diversos incômodos na pele negra e morena, como manchas, estrias, gordura localizada, entre outros. Mas, ainda sim, algumas precauções devem ser tomadas, especialmente quando buscamos entender as particularidades do tipo de pele e que também exige um cuidado especial. Continue a leitura para entender melhor! 

Conheça as principais características da pele negra

 A pele negra é caracterizada pela maior concentração de melanina, uma substância natural que a protege contra os raios solares. Além de proporcionar um aspecto mais escuro à derme, a melanina tem ainda uma vantagem bastante específica que é retardar o envelhecimento da pele, o que representa muitas vantagens em relação à beleza e estética. Outro fator deste fototipo é a maior produção de colágeno e elastina, que são fundamentais para se obter resultados ainda mais satisfatórios nos procedimentos de combate à flacidez. Também observa-se uma melhor adaptação a possíveis inflamações, facilitando a utilização de diversos recursos nos aparelhos. Entretanto, apesar da melanina ser uma aliada na proteção da pele contra agentes externos, ela não impede que a mesma esteja sujeita a manchas. Além disso, a pele negra tende a ter uma maior atividade das glândulas sebáceas e também um risco mais acentuado para apresentar cicatriz hipertrófica e queloides. 

Tratamentos estéticos para a pele negra

 Diante dessas particularidades, as pessoas com pele negra e morena precisam ter um cuidado extra na hora de buscar tratamentos estéticos. Além de uma avaliação individual, a clínica deve ter os equipamentos preparados para atuar neste fototipo de forma segura - a fim de evitar manchas e queimaduras. Um exemplo é a depilação a laser, já que a estrutura alvo nesse procedimento é a melanina. Por conta disso, a pele negra foi considerada incompatível com esse tipo de tratamento por muito tempo, mas hoje já existem tecnologias para a remoção de pelos a laser que atendem a qualquer tipo de pele, desde que o profissional tenha a capacitação correta para operar o equipamento de acordo com a pigmentação. No caso do peeling, por exemplo, a pele negra também pode usufruir dos benefícios do procedimento, desde que as substâncias utilizadas não sejam tão fortes. Muitas vezes, indica-se o uso de ácidos leves e um número maior de sessões para alcançar o resultado almejado. Outro exemplo que não há restrição para a pele negra são os recursos que geram inflamação, como radiofrequência, ultrassom, criolipólise, criofrequência e endermoterapia. Todos podem ser utilizados de forma segura, seja para o tratamento de estrias, gordura localizada, flacidez, celulite, etc. 

Preenchimentos e toxina botulínica são permitidos para a pele negra?

 Na harmonização facial, um dos principais objetivos do tratamento é ressaltar a beleza natural do rosto e se atentar às características próprias de cada pessoa para garantir um resultado mais natural. Nas peles negras, o profissional também se baseia nesta premissa para dosar a quantidade de produto utilizado em cada região e também o método escolhido para os preenchimentos. Na hora de escolher a substância, o ácido hialurônico, por exemplo, não apresenta nenhuma contraindicação para a pele negra. Se o objetivo for amenizar rugas e linhas de expressão com a toxina botulínica, a pele negra também pode receber o procedimento. O cuidado é o mesmo com qualquer tipo de pele, como buscar sempre um profissional capacitado e que esteja alinhado com uma dosagem segura a fim de potencializar o que a melanina já faz naturalmente na derme negra - ou seja, retardar seu envelhecimento. Mas, contraindicação não há! 

Buscar uma clínica estética de referência é fundamental

 Os tratamentos estéticos estão cada vez mais avançados. E já não atendem exclusivamente um tipo de pele específica. Mas, ainda é fundamental que os profissionais saibam avaliar cada pessoa de forma individualizada para um procedimento que seja não apenas eficiente, mas também seguro, independente da cor da pele. Em Curitiba (PR), a Clínica Nautilus reúne uma estrutura completa e uma equipe totalmente capacitada para oferecer os melhores tratamentos estéticos para pele negra, em mulheres e homens de diferentes faixas etárias. Clique aqui e agende uma avaliação!

Tags: tratamentos estéticos para a pele negra