Telefone: (41) 3013-7213 | (41) 99930-0284

Clínica Nautilus

06 agosto 2021

Nenhum comentário

Quais os melhores tratamentos médicos estéticos para acne?

Durante a adolescência, é normal notar o aparecimento de espinhas e cravos, principalmente na região da face. Afinal, as alterações hormonais da puberdade são as principais responsáveis pelo surgimento da acne.

Mas apesar de ser uma doença comum entre adolescentes, a acne também atinge o público adulto, principalmente as mulheres.

Segundo estimativas, 40% das brasileiras acima de 25 anos sofrem com a chamada Acne da Mulher Adulta (AMA), uma doença causada por alterações genéticas, além de fatores específicos, como histórico familiar, tipo de pele, hábitos diários, alterações hormonais, estresse, entre outros.

Tanto em adultos quanto em crianças, a acne pode afetar a autoestima e o bem-estar, além de trazer consequências mais graves, como as temidas cicatrizes. Por isso, é importante tratar a doença o mais precocemente possível.

Confira hoje os melhores tratamentos médicos estéticos para prevenir e tratar a acne.

 

Mas o que é acne?

 

A acne é uma doença de pele que provoca lesões, como cravos e espinhas, devido a um processo inflamatório que o ocorre nas glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo, e nos folículos pilossebáceos, estruturas dentro dessas glândulas onde nascem os pelos.

A acne aparece com mais frequência na face, mas também pode ocorrer na região do pescoço, mandíbula, costas, ombros e peito. E as lesões na pele podem vir acompanhadas de vermelhidão, irritação e até dor, em casos mais severos.

As causas para o surgimento da acne são muitas, desde alterações hormonais durante a puberdade ou antes da menstruação até fatores como estresse, cansaço, alimentação e genética.

Existem dois tipos de acne: a retencional e a inflamatória. Na acne inflamatória, as espinhas aparecem junto da vermelhidão e do pus.

Já a acne retencional é formada por poros obstruídos ou comedões — conhecidos como cravos.

Quando são superficiais, os comedões ficam abertos, expondo a mistura úmida de células e sebo. Em contato com o ar, essa mistura escurece, dando origem aos cravos pretos.

Mas quando são mais profundos, os comedões ficam fechados e a mistura é vedada abaixo da superfície, formando os cravos brancos.

 

Os melhores tratamentos para acne

 

Como vimos, a acne pode atingir pessoas de diversas idades, causando incômodos e complicações, como as cicatrizes decorrentes das lesões.

Para evitar isso, é necessário controlar a acne através de tratamentos preventivos e corretivos. Afinal, tratar cravos e espinhas vai muito além das razões estéticas. Estes cuidados ajudam a preservar o bem-estar da pele e até mesmo a saúde mental do paciente.

Confira uma seleção dos melhores tratamentos médicos estéticos para acne:

 

1 – Limpeza de pele profunda

A limpeza profunda é uma alternativa eficaz para tratar a acne, pois remove células mortas e impurezas, como cravos abertos e fechados, miliuns e acne que não esteja inflamada, restabelecendo o equilíbrio da pele e reduzindo o incômodo estético causado pela acne.

Este tratamento é indicado para todos os tipos de pele — normal, oleosa, seca ou mista — e regiões do corpo, como colo e costas, e ainda ajuda a manter a região macia, saudável e com viço natural.

 

2 – Peeling

A acne pode deixar marcas e cicatrizes que prejudicam a autoestima e causam incômodo estético. Com o peeling é possível reduzir esse problema, já que o tratamento melhora o aspecto e a textura da pele.

O peeling promove a esfoliação da superfície, produzindo a descamação da pele e removendo as camadas exteriores danificadas. Após o processo, o tecido se regenera, apresentando uma textura mais suave e aspecto mais jovem.

Além de melhorar a aparência de manchas e cicatrizes, o peeling também ajuda na eliminação da acne e sua inflamação.

 

3 – Laser Fotona 4D

Ideal para todos os tipos de pele, o laser Fotona atua de diferentes maneiras na acne ativa e cicatrizada.

Nos casos de acne ativa, o laser penetra na pele e atinge as glândulas responsáveis pela produção do sebo, controlando a atividade das glândulas e reduzindo a oleosidade.

Já nos casos de acne cicatrizada, o laser atua reparando o tecido e estimulando a produção de colágeno para melhorar o aspecto da pele.

 

4 – Laser CO2 fracionado

Tratamento eficaz para marcas e cicatrizes de acne, o laser CO2 fracionado atua em diferentes profundidades da pele, estimulando o rejuvenescimento seguro e reduzindo as marcas aparentes de acne.

O processo é realizado através de disparos de laser na região lesionada, provocando um aumento na produção de colágeno e trazendo resultados visíveis logo após a primeira sessão.

Apesar de todos os tratamentos serem eficazes nos cuidados contra a acne, é importante ressaltar que consultar um especialista é o primeiro passo para garantir resultados satisfatórios.

Isso porque somente um médico capacitado será capaz de analisar o grau da acne e o tipo de pele de forma correta, indicando o tratamento mais adequado para cada tipo de lesão.

 

Conheça a Clínica Nautilus

 

A Clínica Nautilus é especializada em tratamentos médicos, terapêuticos e estéticos, e une o melhor da saúde, tecnologia e estética em procedimentos que promovem maior qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Utilizando equipamentos de última geração e aprovados pela ANVISA, a equipe da Nautilus realiza todos os tratamentos que você conferiu hoje e muitos outros em ambientes totalmente equipados e reservados para garantir máximo conforto.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com nosso médico responsável para encontrar o tratamento ideal para as suas necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *