Telefone: (41) 3013-7213 | (41) 99930-0284

Clínica Nautilus

25 janeiro 2022

Nenhum comentário

Como evitar a perda de colágeno da pele?

Com o passar dos anos, a pele já não apresenta a mesma firmeza e elasticidade de antes e as rugas começam a aparecer com maior intensidade. Este processo nada mais é do que um sinal da perda de colágeno, processo natural do envelhecimento.

E mesmo se tratando de algo natural, muitas pessoas buscam tratamentos e alternativas para evitar a perda de colágeno e conquistar um rosto rejuvenescido.

Afinal, já existem diversos procedimentos médicos estéticos e técnicas modernas que amenizam as linhas de expressão, estimulam a produção de colágeno e promovem o rejuvenescimento facial.

Confira no artigo como evitar a perda de colágeno da pele através de diferentes tratamentos e hábitos saudáveis.

A perda de colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo que proporciona firmeza, elasticidade e sustentação da pele e das cartilagens, ele mantém as células unidas, garantindo um aspecto jovem à pele.

Mas além de promover a firmeza e a beleza da derme, esta proteína também é importante para outras regiões do corpo, como articulações, cabelos, unhas, músculos, ligamentos, etc.

E apesar de ter um importante papel no organismo humano, o colágeno não é produzido com a mesma intensidade a vida toda.

A partir dos 30 anos de idade, ocorrem os primeiros processos de perda de colágeno da derme, devido à degradação das fibras dessa proteína. Como resultado, a pele perde elasticidade e apresenta maior flacidez.

Em outras palavras, após os 30 anos a produção de colágeno no organismo é menor do que o consumo, causando um balanço negativo. Em geral, a perda da proteína fica em torno de 1% ao ano.

Contudo, não são apenas fatores naturais que provocam a perda de colágeno. A falta desta proteína também pode ocorrer devido a uma série de maus hábitos, como:

  • Consumo exagerado de açúcar;
  • Dietas restritivas;
  • Estresse;
  • Exposição solar sem proteção;
  • Tabagismo;
  • Baixa ingestão de fontes da proteína, como carnes vermelhas e brancas.

Mas como evitar a perda de colágeno?

Como você viu, são diversos os fatores que podem levar à perda de colágeno pelo organismo. E mesmo que a partir de uma certa idade a redução na quantidade desta substância seja normal, existem alternativas para estimular a produção de colágeno, ajudando a reduzir a flacidez da pele e a recuperar o viço natural.

Conheça opções de tratamentos médicos estéticos indicados para estimular a produção de colágeno e promover o rejuvenescimento facial:

  • Bioestimuladores de colágeno

O Sculptra e o Radiesse são bioestimuladores de colágeno invejáveis e reabsorvíveis pelo organismo, indicados para tratamento de flacidez facial, perda de contorno, diminuição do colágeno e envelhecimento cutâneo.

Formado por ácido poli-L-láctico, o Sculptra é minimamente invasivo, pois é aplicado com uma cânula abaixo do musculatura, promovendo estruturação e remodelação óssea.

Já o Radiesse é composto por hidroxiapatita de cálcio, e pode ser utilizado para estimular a produção de colágeno e obter uma pequena volumização.

Os resultados observados com o tratamento de bioestimuladores de colágeno são: definição do contorno facial, aumento na produção natural de colágeno, firmeza e estruturação facial e suavização dos sinais de envelhecimento.

  • Laser CO² Dual Deep

A tecnologia de microfeixes do laser CO² fracionado atua na epiderme, derme e derme profunda, promovendo a renovação e melhora da textura da pele, a diminuição da flacidez e a redução de linhas de expressão, além da remodelação e estimulação da produção de colágeno.

Este tratamento é indicado para envelhecimento da face, colo e mãos, flacidez da pele, rugas finas e profundas e sulcos.

Para garantir resultados ainda melhores, estes tratamentos médicos estéticos devem ser aliados a uma série de hábitos saudáveis, como:

  • Redução no consumo excessivo de açúcar;
  • Realização de refeições mais nutritivas;
  • Uso de protetor solar diariamente , inclusive dentro de casa;
  • Ingestão de ao menos dois litros de água por dia;
  • Uso de creme hidratante na face e no pescoço;

Entre outros hábitos.

Conheça a Clínica Nautilus

Agora que você já sabe como evitar a perda de colágeno da pele, que tal investir no tratamento médico estético ideal?

A Clínica Nautilus é especializada em procedimentos estéticos, reunindo bem-estar, saúde, estética e beleza em uma estrutura confortável e totalmente equipada para atender às necessidades corporais de cada cliente.

Nossa equipe de especialistas qualificados acompanha cada paciente de forma personalizada, encontrando o tratamento adequado para ressaltar a beleza natural de cada indivíduo.

Entre em contato conosco e agende uma avaliação com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *