Com o passar dos anos, a pele já não apresenta a mesma firmeza e elasticidade de antes e as rugas começam a aparecer com maior intensidade. Este processo nada mais é do que um sinal da perda de colágeno, processo natural do envelhecimento.
E mesmo se tratando de algo natural, muitas pessoas buscam tratamentos e alternativas para evitar a perda de colágeno e conquistar um rosto rejuvenescido.
Afinal, já existem diversos procedimentos médicos estéticos e técnicas modernas que amenizam as linhas de expressão, estimulam a produção de colágeno e promovem o rejuvenescimento facial.
Confira no artigo como evitar a perda de colágeno da pele através de diferentes tratamentos e hábitos saudáveis.
O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo que proporciona firmeza, elasticidade e sustentação da pele e das cartilagens, ele mantém as células unidas, garantindo um aspecto jovem à pele.
Mas além de promover a firmeza e a beleza da derme, esta proteína também é importante para outras regiões do corpo, como articulações, cabelos, unhas, músculos, ligamentos, etc.
E apesar de ter um importante papel no organismo humano, o colágeno não é produzido com a mesma intensidade a vida toda.
A partir dos 30 anos de idade, ocorrem os primeiros processos de perda de colágeno da derme, devido à degradação das fibras dessa proteína. Como resultado, a pele perde elasticidade e apresenta maior flacidez.
Em outras palavras, após os 30 anos a produção de colágeno no organismo é menor do que o consumo, causando um balanço negativo. Em geral, a perda da proteína fica em torno de 1% ao ano.
Contudo, não são apenas fatores naturais que provocam a perda de colágeno. A falta desta proteína também pode ocorrer devido a uma série de maus hábitos, como:
Como você viu, são diversos os fatores que podem levar à perda de colágeno pelo organismo. E mesmo que a partir de uma certa idade a redução na quantidade desta substância seja normal, existem alternativas para estimular a produção de colágeno, ajudando a reduzir a flacidez da pele e a recuperar o viço natural.
Conheça opções de tratamentos médicos estéticos indicados para estimular a produção de colágeno e promover o rejuvenescimento facial:
O Sculptra e o Radiesse são bioestimuladores de colágeno invejáveis e reabsorvíveis pelo organismo, indicados para tratamento de flacidez facial, perda de contorno, diminuição do colágeno e envelhecimento cutâneo.
Formado por ácido poli-L-láctico, o Sculptra é minimamente invasivo, pois é aplicado com uma cânula abaixo do musculatura, promovendo estruturação e remodelação óssea.
Já o Radiesse é composto por hidroxiapatita de cálcio, e pode ser utilizado para estimular a produção de colágeno e obter uma pequena volumização.
Os resultados observados com o tratamento de bioestimuladores de colágeno são: definição do contorno facial, aumento na produção natural de colágeno, firmeza e estruturação facial e suavização dos sinais de envelhecimento.
A tecnologia de microfeixes do laser CO² fracionado atua na epiderme, derme e derme profunda, promovendo a renovação e melhora da textura da pele, a diminuição da flacidez e a redução de linhas de expressão, além da remodelação e estimulação da produção de colágeno.
Este tratamento é indicado para envelhecimento da face, colo e mãos, flacidez da pele, rugas finas e profundas e sulcos.
Para garantir resultados ainda melhores, estes tratamentos médicos estéticos devem ser aliados a uma série de hábitos saudáveis, como:
Entre outros hábitos.
Agora que você já sabe como evitar a perda de colágeno da pele, que tal investir no tratamento médico estético ideal?
A Clínica Nautilus é especializada em procedimentos estéticos, reunindo bem-estar, saúde, estética e beleza em uma estrutura confortável e totalmente equipada para atender às necessidades corporais de cada cliente.
Nossa equipe de especialistas qualificados acompanha cada paciente de forma personalizada, encontrando o tratamento adequado para ressaltar a beleza natural de cada indivíduo.
Entre em contato conosco e agende uma avaliação com nossos especialistas.