Telefone: (41) 3013-7213 | (41) 99930-0284

Conheça os melhores tratamentos para estrias e entenda como essas marcas se formam no corpo.

Clínica Nautilus

28 outubro 2021

Nenhum comentário

Quais os melhores tratamentos para estrias?

Apesar de serem bastante comuns, as estrias podem gerar um grande incômodo em homens e mulheres, levando a problemas de autoestima e confiança. Mas devido aos avanços na medicina estética, já existem diversos tratamentos para estrias que podem reduzir as marcas ou até mesmo eliminá-las.

E com a proximidade do verão, nada melhor do que investir em um tratamento médico estético para acabar de vez com esta insegurança, não é mesmo?

Confira uma seleção dos melhores tratamentos para estrias e descubra como potencializar os resultados com hábitos mais saudáveis.

Mas o que são as estrias?

As estrias são cicatrizes formadas devido ao rompimento das fibras elásticas e colágenas na superfície da pele. Em outras palavras, as estrias aparecem quando as fibras responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele são destruídas.

Mas como isso ocorre?

As fibras elásticas e colágenas apresentam um certo limite de alongamento. Mas quando este limite é ultrapassado e as fibras são esticadas além do que podem suportar naturalmente, o tecido é rompido, causando um processo inflamatório que resulta nas estrias.

Estas cicatrizes são mais comuns em áreas propensas ao estiramento da pele, como interior dos braços, mamas, quadris, coxas, nádegas e culotes.

E apesar de muitos acreditarem que as estrias são típicas do corpo feminino, não existe sexo específico para o aparecimento dessas marcas. As cicatrizes podem surgir em homens e mulheres durante a adolescência ou já na idade adulta.

Confira os principais fatores que favorecem o surgimento das estrias:

  • Aumento repentino de peso;
  • Obesidade;
  • Crescimento rápido, comum na adolescência;
  • Aumento excessivo da massa muscular, resultado de exercícios físicos exagerados;
  • Colocação de próteses sob a pele, como implantes de mama;
  • Predisposição genética;
  • Gestação;
  • Ressecamento excessivo da pele (falta de hidratação);
  • Hábitos alimentares.

Tipos de estrias

A aparência das estrias pode variar conforme o tempo de vida das cicatrizes na pele, ou seja, marcas mais novas possuem uma cor diferente das estrias mais antigas.

Conheça os diferentes tipos de estrias:

1. Roxas e vermelhas
As estrias de tonalidade arroxeada ou avermelhada são aquelas que surgiram há pouco tempo na pele.

Estas marcas aparecem quando a primeira camada da pele sofre o estiramento, deixando a segunda camada — a derme — “à mostra”. A derme possui colágeno e vasos sanguíneos responsáveis por dar a coloração avermelhada às estrias.

O mais indicado é iniciar o tratamento logo nesta primeira fase, já que as estrias estão no início do estágio inflamatório e apresentam maior capacidade de regeneração e cicatrização.

2. Brancas
As estrias brancas são marcas mais antigas. E por estarem na pele há mais tempo, elas já ultrapassaram o período inflamatório e apresentam células regeneradas.

Devido às suas características, as estrias brancas exigem um tratamento mais invasivo e demorado com o objetivo de suavizar as marcas.

Como combater as estrias?

O mercado de tratamentos médicos estéticos oferece diversas opções de procedimentos que podem tratar as estrias, ajudando a amenizar as marcas ou até mesmo eliminá-las.

Confira os melhores tratamentos disponíveis para combater as estrias:

1. Laser CO² Dual Deep

Este tratamento utiliza uma avançada tecnologia de microfeixes de laser CO² fracionado, que ao atingir a superfície promove a renovação da pele, melhora da textura, estimulação da produção de colágeno e remodelação.

2.  O laser CO² fracionado atua em diferentes camadas da pele — epiderme, derme e derme profunda — auxiliando na atenuação das estrias e melhorando a aparência da pele da região.

2. Laser Fotona
O tratamento com laser Fotona trabalha com a aplicação de dois tipos de lasers com comprimentos de onda distintos.

Enquanto o laser Nd:YAG atinge as camadas mais profundas da pele, tratando a flacidez, o Er:YAG elimina as imperfeições da superfície, melhorando a textura da pele e a aparência das estrias.

3. Microagulhamento

O microagulhamento é um tratamento que realiza pequenas perfurações nas camadas da pele por meio de diversas agulhas. Este procedimento desencadeia um processo inflamatório controlado que estimula a regeneração natural da pele e atua de forma a melhorar a aparência das estrias.

Já o microagulhamento associado à microinfusão de medicamentos na pele (MMP) potencializa a regeneração das camadas da derme, uma vez que fornece ativos de forma mais profunda e concentrada. Este tratamento é um dos mais indicados para a melhora das estrias.

Em conjunto com os tratamentos médicos estéticos, é possível adotar alguns hábitos que auxiliam na redução do aparecimento de novas estrias e na manutenção de uma pele saudável e bonita.

Confira quais hábitos podem auxiliar no combate às estrias:

1. Hidratação da pele
O uso de cremes hidratantes ou óleos corporais que tenham vitamina C e chá verde na composição estimula a produção de colágeno e elastina, contribuindo para uma pele sempre hidratada e mais saudável.

2. Alimentação saudável
Seguir uma rotina de alimentação saudável, incluindo a ingestão de vitaminas A,C, E e zinco pode evitar o surgimento de novas estrias além de contribuir para a saúde da pele.

3. Redução do sedentarismo
O controle de peso e a prática de exercícios físicos, em conjunto com uma boa alimentação, evitam o efeito sanfona, que pode dar origem às estrias. Mas atenção: o abuso de atividades físicas e o aumento excessivo de massa muscular também podem contribuir para o surgimento das estrias. Por isso, é importante ter equilíbrio.

Conheça a Clínica Nautilus
Todos os tratamentos médicos estéticos que você conferiu são realizados pela Nautilus, uma clínica especializada em estética, bem-estar e saúde.

Nossa clínica conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e os procedimentos são realizados com o acompanhamento do Dr. Sacha Gulin Crivellaro, médico esteta formado pela PUC-PR e membro de diversas entidades de Medicina Estética.

A Clínica Nautilus reúne o melhor da saúde, estética e tecnologia para fornecer tratamentos personalizados que se adequam às necessidades corporais de cada paciente e realçam a beleza natural do indivíduo.

Agende sua avaliação com nossos especialistas e aproveite todos os benefícios dos tratamentos estéticos modernos e seguros da Clínica Nautilus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *