Telefone: (41) 3013-7213 | (41) 99930-0284

Clínica Nautilus

08 abril 2022

Nenhum comentário

Como funciona o Botox?

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, todos os anos, são realizados mais de 1,5 milhões de procedimentos estéticos no Brasil. O país é o segundo do mundo em números de aplicação de toxina botulínica, o famoso botox.

 

Mas apesar da grande popularidade do procedimento, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como o botox funciona e quais efeitos ele pode trazer para o corpo.

 

Pensando nisso, elaboramos um artigo para esclarecer como funciona a toxina botulínica e em quais casos a aplicação dessa substância é indicada. Continue acompanhando para saber mais!

 

A toxina botulínica

 

Popularmente conhecida como botox, a toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, e seu uso deve ser feito apenas conforme indicação médica. Para ser utilizada em tratamentos médicos estéticos de forma segura, essa substância é industrializada e passa por um processo de purificação.

 

Quando aplicada via intramuscular, a toxina botulínica atua bloqueando a liberação de acetilcolina, neurotransmissor responsável por “conectar” os músculos e o cérebro, paralisando os músculos da região da aplicação e promovendo o relaxamento do tecido.

 

Nos procedimentos estéticos, essa paralisação é eficiente para combater a formação de rugas e marcas de expressão na face, reduzindo os efeitos do envelhecimento da pele.

 

A toxina botulínica começa a agir entre 48 e 72 horas após a aplicação e seus efeitos têm duração de três a seis meses. Por não ser um procedimento definitivo, recomenda-se realizar a manutenção do tratamento, reaplicando a substância a cada quatro ou seis meses.

 

Os usos da toxina botulínica

 

Como mencionamos, a toxina botulínica pode ser utilizada na medicina estética como forma de amenizar rugas e linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas, na região dos olhos (pés de galinha) e no queixo.

 

O tratamento com esta substância pode ser iniciado de maneira preventiva a partir dos 25 anos para evitar a formação de algumas linhas de expressão na face. Já a partir dos 30 anos, a toxina botulínica é usada para auxiliar nos tratamentos antirrugas e promover o rejuvenescimento.

 

Toxina botulínica: o que você precisa saber

 

Antes de iniciar um procedimento estético com toxina botulínica é importante ter em mente que a aplicação dessa substância deve ser realizada apenas por um profissional qualificado, em um local seguro e devidamente equipado.

 

Afinal, somente um especialista poderá identificar a quantidade ideal e segura de toxina botulínica a ser utilizada no tratamento.

 

Mas porque isso é importante?

 

A aplicação em excesso do botox pode causar o efeito contrário do desejado, promovendo a paralisia permanente dos músculos (botulismo) e podendo resultar em graves complicações para a saúde.

 

Mas quando a substância é utilizada via intramuscular em baixas concentrações e na dose adequada, ela bloqueia sinais nervosos relacionados à dor e promove o relaxamento muscular.

 

Por isso, a dica é sempre buscar um profissional capacitado na hora de investir em tratamentos médicos estéticos com toxina botulínica.

 

Conheça a Clínica Nautilus: segurança e confiança

 

A Clínica Nautilus é um espaço dedicado à saúde, à estética e ao bem-estar, e reúne diversos tratamentos médicos estéticos para a face e o corpo.

 

Nossa equipe de especialistas é assessorada pelo Dr. Sacha Gulin Crivellaro, médico esteta responsável pela Nautilus e membro de diversas associações médicas nacionais e internacionais.

 

Na Nautilus, os pacientes recebem um atendimento personalizado e focado nas necessidades corporais de cada indivíduo. Dessa forma, os tratamentos médicos estéticos podem promover resultados mais naturais e adequados às expectativas pessoais de cada paciente.

 

Agende uma avaliação com nossos especialistas e realize o seu tratamento estético na Clínica Nautilus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *