Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, todos os anos, são realizados mais de 1,5 milhões de procedimentos estéticos no Brasil. O país é o segundo do mundo em números de aplicação de toxina botulínica, o famoso botox.
Mas apesar da grande popularidade do procedimento, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como o botox funciona e quais efeitos ele pode trazer para o corpo.
Pensando nisso, elaboramos um artigo para esclarecer como funciona a toxina botulínica e em quais casos a aplicação dessa substância é indicada. Continue acompanhando para saber mais!
Popularmente conhecida como botox, a toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, e seu uso deve ser feito apenas conforme indicação médica. Para ser utilizada em tratamentos médicos estéticos de forma segura, essa substância é industrializada e passa por um processo de purificação.
Quando aplicada via intramuscular, a toxina botulínica atua bloqueando a liberação de acetilcolina, neurotransmissor responsável por “conectar” os músculos e o cérebro, paralisando os músculos da região da aplicação e promovendo o relaxamento do tecido.
Nos procedimentos estéticos, essa paralisação é eficiente para combater a formação de rugas e marcas de expressão na face, reduzindo os efeitos do envelhecimento da pele.
A toxina botulínica começa a agir entre 48 e 72 horas após a aplicação e seus efeitos têm duração de três a seis meses. Por não ser um procedimento definitivo, recomenda-se realizar a manutenção do tratamento, reaplicando a substância a cada quatro ou seis meses.
Como mencionamos, a toxina botulínica pode ser utilizada na medicina estética como forma de amenizar rugas e linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas, na região dos olhos (pés de galinha) e no queixo.
O tratamento com esta substância pode ser iniciado de maneira preventiva a partir dos 25 anos para evitar a formação de algumas linhas de expressão na face. Já a partir dos 30 anos, a toxina botulínica é usada para auxiliar nos tratamentos antirrugas e promover o rejuvenescimento.
Antes de iniciar um procedimento estético com toxina botulínica é importante ter em mente que a aplicação dessa substância deve ser realizada apenas por um profissional qualificado, em um local seguro e devidamente equipado.
Afinal, somente um especialista poderá identificar a quantidade ideal e segura de toxina botulínica a ser utilizada no tratamento.
A aplicação em excesso do botox pode causar o efeito contrário do desejado, promovendo a paralisia permanente dos músculos (botulismo) e podendo resultar em graves complicações para a saúde.
Mas quando a substância é utilizada via intramuscular em baixas concentrações e na dose adequada, ela bloqueia sinais nervosos relacionados à dor e promove o relaxamento muscular.
Por isso, a dica é sempre buscar um profissional capacitado na hora de investir em tratamentos médicos estéticos com toxina botulínica.
A Clínica Nautilus é um espaço dedicado à saúde, à estética e ao bem-estar, e reúne diversos tratamentos médicos estéticos para a face e o corpo.
Nossa equipe de especialistas é assessorada pelo Dr. Sacha Gulin Crivellaro, médico esteta responsável pela Nautilus e membro de diversas associações médicas nacionais e internacionais.
Na Nautilus, os pacientes recebem um atendimento personalizado e focado nas necessidades corporais de cada indivíduo. Dessa forma, os tratamentos médicos estéticos podem promover resultados mais naturais e adequados às expectativas pessoais de cada paciente.
Agende uma avaliação com nossos especialistas e realize o seu tratamento estético na Clínica Nautilus.